Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Igreja da Misericórdia de Vimieiro

Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja

Distrito: Évora > Arraiolos > Vimieiro

Fundação e história

A Igreja da Misericórdia de Vimieiro foi fundada em 1550 por iniciativa de D. Francisco de Faro e Noronha, donatário da vila. Ela substituiu a antiga Confraria do Espírito Santo e também administrava o hospital da vila.

Arquitetura

O templo da Misericórdia apresenta um estilo quinhentista vernacular, com uma nave única e uma capela-mor de menores dimensões e contrafortada. Sua fachada principal possui um portal de moldura reta e é decorada com azulejos representando a Mater Omnium, de origem espanhola.

Painéis de Azulejos

No interior da igreja, há painéis de azulejos executados no século XVII que decoram o espaço. Esses azulejos possuem um padrão de "massaroca de pintinhas" e cercaduras de acantos.

Retábulo

O retábulo-mor da igreja é uma obra de talha dourada e policroma, com uma estrutura de influência nacional, mas elementos decorativos joaninos.

Bandeiras da Misericórdia

A igreja exibe bandeiras da Misericórdia que consistem em telas maneiristas com cenas da Paixão de Cristo, um Ecce Homo barroco e uma Visitação, possivelmente do retábulo original da igreja do século XVI.

Patrocinador Notável

Jacinto de Faria Barreto, um grande benfeitor da igreja, instituiu missa quotidiana e foi sepultado no interior da mesma.

Localização

A Igreja da Misericórdia de Vimieiro está localizada na localidade de Vimieiro, no concelho de Arraiolos.

Importância Histórica

A igreja tem uma história rica e desempenhou um papel significativo na vida religiosa e social da região ao longo dos séculos.

Fontes: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_da_Misericórdia_-_Vimieiro_-_Portugal_(20981096659).jpg

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.en

Fundada em 1550, por iniciativa de D. Francisco de Faro e Noronha, donatário da vila, a Misericórdia de Vimieiro edificou o seu templo na segunda metade do século XVI. Esta irmandade iria substituir a medieva Confraria do Espírito Santo, passando a administrar os bens desta. O grande patrocinador da obra da igreja foi Jacinto de Faria Barreto, que instituiu missa quotidiana e foi sepultado no interior da mesma. À irmandade pertencia ainda o hospital da vila. No século XVII foram executados os painéis de azulejos que decoram o interior, e na centúria seguinte foi executado o retábulo-mor bem como um novo portal principal. A igreja da Misericórdia de Vimieiro apresenta um modelo quinhentista vernacular, de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, sendo esta de menores dimensões e contrafortada. A fachada principal, rematada em empena, possui no primeiro registo portal de moldura recta, rematada em cornija contracurvada, encimado por painel de azulejos com representação da Mater Omnium, de origem espanhola, que terá sido concebido como se fosse uma bandeira. O revestimento azulejar que decora o interior do templo, executado na segunda metade do século XVII, apresenta padrão de

Coordenadas DD: 38.830141654526734,-7.839331700226281
Coordenada DMS: 38°49'48.5"N 07°50'21.6"W

Meteorologia Vimieiro  Meteorologia Vimieiro

Sábado, 12
Chuva moderada
14° | 19°
Chuva moderada
Domingo, 13
Chuva fraca
10° | 20°
Chuva fraca
Segunda, 14
Chuva fraca
9° | 15°
Chuva fraca
Terça, 15
Chuva fraca
8° | 14°
Chuva fraca
Quarta, 16
Nuvens carregadas
5° | 16°
Nuvens carregadas

Farmácia de Serviço Vimieiro  Farmácia de Serviço Vimieiro

Ver todas as farmácias do concelho (Arraiolos)
Évora

  Ver por Concelho no distrito de Évora

Outros pontos de interesse no concelho (Arraiolos)