Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Évora > Arraiolos > Vimieiro
A Igreja da Misericórdia de Vimieiro foi fundada em 1550 por iniciativa de D. Francisco de Faro e Noronha, donatário da vila. Ela substituiu a antiga Confraria do Espírito Santo e também administrava o hospital da vila.
O templo da Misericórdia apresenta um estilo quinhentista vernacular, com uma nave única e uma capela-mor de menores dimensões e contrafortada. Sua fachada principal possui um portal de moldura reta e é decorada com azulejos representando a Mater Omnium, de origem espanhola.
No interior da igreja, há painéis de azulejos executados no século XVII que decoram o espaço. Esses azulejos possuem um padrão de "massaroca de pintinhas" e cercaduras de acantos.
O retábulo-mor da igreja é uma obra de talha dourada e policroma, com uma estrutura de influência nacional, mas elementos decorativos joaninos.
A igreja exibe bandeiras da Misericórdia que consistem em telas maneiristas com cenas da Paixão de Cristo, um Ecce Homo barroco e uma Visitação, possivelmente do retábulo original da igreja do século XVI.
Jacinto de Faria Barreto, um grande benfeitor da igreja, instituiu missa quotidiana e foi sepultado no interior da mesma.
A Igreja da Misericórdia de Vimieiro está localizada na localidade de Vimieiro, no concelho de Arraiolos.
A igreja tem uma história rica e desempenhou um papel significativo na vida religiosa e social da região ao longo dos séculos.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.en
Coordenadas DD: 38.830141654526734,-7.839331700226281
Coordenada DMS: 38°49'48.5"N 07°50'21.6"W