Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Évora > Mora > Pavia
A Igreja Matriz de São Paulo, localizada na freguesia de Pavia, município de Mora, em Portugal, é um monumento nacional classificado desde 1939. Situada dentro do antigo amuramento que protegia o paço fortificado dos Condes do Redondo, as suas origens e fundamentos são desconhecidos, mas acredita-se que tenha sido edificada entre os séculos XIV e XVI.
A igreja foi construída nos primeiros anos do século XVI, seguindo o estilo arcaizante dos templos fortalezas. A sua aparência majestosa e severa é dada pela silhueta acastelada, protegida por sete torres cilíndricas de andares, sobrepujadas por cones estilizados e coroa de ameias tipo muçulmano. A porta travessa meridional é a primitiva e semi-destruída, e a fachada tem formas rectilíneas e de frontão triangular, sendo uma infeliz obra de alvenaria barroca setecentista.
O retábulo da Igreja Matriz de Pavia representa a Conversão de São Paulo e é considerado uma das melhores obras do pintor eborense Francisco João. A produção do retábulo durou aproximadamente duas décadas e alguns acreditam que a fonte usada para a sua criação foi uma estampa de Enea Vico, datada de cerca de 1540.
Para visitar o interior da igreja, é necessário solicitar a chave à Junta de Freguesia ou perguntar pela responsável pela mesma. Além disso, os turistas podem apreciar a antiga e tosca Via Sacra de pedra e as gárgulas zoomórficas de barro cozido, obras de olaria popular do Alentejo que se encontram embutidas nos alçados da igreja.
A Igreja Matriz de Pavia é um local de grande importância histórica e arquitetónica, sendo uma parada obrigatória para todos aqueles que visitam a região de Évora, em Portugal.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.896865,-8.0160688
Coordenada DMS: 38°53'48.7"N 08°00'57.8"W