Categoria: Arquitetura militar > Muralha
Distrito: Évora > Évora > Sé e São Pedro
- Situadas na freguesia da Sé e São Pedro, em Évora, estas muralhas são classificadas como Monumento Nacional desde 1922, fazendo parte do Centro Histórico de Évora, considerado Património Mundial pela UNESCO.
- Erguidas ao longo de vários séculos, as muralhas começaram a ser construídas no século III durante a romanização, destacando-se a Porta de D. Isabel, também conhecida como Arco Romano de Évora.
- A Torre Quadrangular, remanescente da época visigótica (século VII), conhecida como Torre de Sisebuto, é um testemunho fascinante da história, apesar das incertezas sobre as mudanças ocorridas na muralha durante esse período.
- Vestígios islâmicos podem ser explorados na zona traseira da Sé e do Templo Romano, oferecendo uma visão única do passado.
- O conjunto arquitetónico, com características militares e defensivas, exibe uma notável diversidade de estilos.
- Marcadas por transformações ao longo dos séculos, desde o romano até ao gótico, passando pelo visigótico e islâmico, as muralhas proporcionam uma experiência visual rica em detalhes históricos.
- Os diversos estilos arquitetónicos, resultado de inúmeros restauros, contam a história das diferentes épocas pelas quais as muralhas evoluíram.
- Ao caminhar pelas muralhas, os turistas podem admirar a imponência das estruturas e desfrutar de vistas panorâmicas da cidade histórica de Évora.
- Destaque para a Porta de D. Isabel, um autêntico portal para o passado, e a Torre Quadrangular, que oferece uma perspetiva única sobre a influência visigótica na região.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralhas_de_Évora_(da_cerca_romana_e_árabe)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.57492510224061,-7.914609886831923
Coordenada DMS: 38°34'29.7"N 07°54'52.6"W