Categoria: Arquitetura civil > Edifício
Distrito: Faro > Lagos > Santa Maria
O edifício está situado na Praça Infante Dom Henrique, próximo ao antigo cais, entre a Igreja de Santa Maria e o complexo do Hospital.
O edifício apresenta uma planta retangular e volume simples, com dois pisos e um telhado de quatro águas. Na fachada, há um friso que separa os dois pisos. O andar térreo possui três vãos de porta com moldura em cantaria, enquanto o segundo piso tem três janelas, sendo a do centro em guilhotina e as laterais com sacada.
O local onde o edifício foi construído já era ocupado desde o domínio filipino. Foram encontrados entulhos dessa época nas fundações.
O edifício foi inicialmente construído como um local de portagem nos séculos XVII ou XVIII. Estava localizado dentro das muralhas, próximo a duas portas que ligavam o interior da cidade ao Cais da Ribeira.
O edifício foi destruído pelo Sismo de 1755 e posteriormente terraplanado para permitir sua reconstrução. A data de 1373, encontrada na epígrafe da fachada, indica que provavelmente passou por obras de restauro nessa época. A reconstrução ocorreu no século XIX.
Após a reconstrução, o edifício serviu como quartel para os remadores da Alfândega e também como casa da dízima ou vedoria até 1820.
No meados do século XX, o edifício passou por obras novamente, quando foi instalado um esgoto a partir dos sanitários no piso superior do Hospital, que também inclui os imóveis adjacentes.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quartel_dos_Remadores_da_Alfândega
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.1000073,-8.6702275
Coordenada DMS: 37°06'0.0"N 08°40'12.8"W