Categoria: Arquitetura religiosa > Capela
Distrito: Faro > Lagos > São Sebastião
Situada na cidade de Lagos, Portugal, próxima à Ribeira de Bensafrim.
Edifício religioso de pequenas dimensões, com nave e capela-mor desarticuladas. Capela-mor é considerada um exemplo da arquitetura renascentista no Algarve.
Apresenta uma planta oitavada centralizada, cúpula com pináculos nos ângulos das paredes. Fachada principal com portal reto e janelão vertical, torres sineiras em cada lado.
Destaque para o retábulo-mor no estilo Barroco, de dimensões consideráveis e decorado com motivos de pâmpanos e colunas torsas pseudo-salomónicas. Também possui um conjunto de tanques de água e uma nora.
Possível construção em 1174, sendo um dos templos cristãos mais antigos do Algarve. Remodelações no século XVI, destruição no Sismo de 1755 e reconstrução no início do século XIX.
Apresenta problemas de conservação no interior, como a porta barroca em ruínas e o retábulo incompleto. Não possui classificação patrimonial do governo português.
Local de romarias até o século XX, posteriormente utilizado como taberna. Edifícios anexos foram convertidos em habitações particulares e casa do aqueduto.
Arranjo urbanístico da área envolvente, com jardins e tanques para lavagem da roupa. Obras de conservação em 1985 e melhorias no adro em 2001.
Proposta de classificação como Imóvel de Valor Concelhio em 1984, mas arquivamento do processo em 2010.
Plano de reabilitação proposto em 1992, incluindo a instalação de um auditório, quiosque, área ajardinada e parque infantil, mas não foi aprovado pela autarquia.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_de_São_João_Batista_(Lagos)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.111639,-8.680734
Coordenada DMS: 37°06'41.9"N 08°40'50.6"W