Categoria: Arqueologia > Povoado
Distrito: Faro > Portimão > Portimão
O Castelo Belinho está situado no concelho de Portimão, em Portugal, a cerca de cinco quilômetros da cidade de Portimão, no sentido Norte. Fica nos contrafortes a Sul da Serra de Monchique, entre a Ribeira de Boina e o Barranco dos Álamos.
Foram encontrados vestígios de um santuário e uma necrópole do período neolítico. Destaca-se a descoberta de várias sepulturas, incluindo uma sepultura de um jovem do sexo masculino ricamente decorada.
O Castelo Belinho é composto por dez edifícios neolíticos, identificados pelos furos de postes de sustentação. Além disso, foram encontrados traços de habitações, plantas marcadas no solo e furos para postes de madeira. Também existem silos na área.
Há vestígios de uma fortificação muçulmana, que consiste em uma casa rural fortificada, protegida por muralhas e um fosso. O edifício foi construído com taipa militar e tinha uma planta trapezoidal. Provavelmente fazia parte do sistema defensivo da cidade de Silves.
O local foi ocupado durante o período Neolítico Antigo Evolucionado, por volta do V milênio a.C. Posteriormente, durante o domínio islâmico, foi construído um complexo fortificado em cima dos vestígios neolíticos. A fortificação foi provavelmente destruída durante a reconquista cristã do Algarve no século XIII. A última fase de ocupação ocorreu no século XVII.
O sítio arqueológico de Castelo Belinho foi estudado pela arqueóloga Rosa Varela Gomes na década de 1980. Mais tarde, entre 2004 e 2005, foram feitas escavações arqueológicas que revelaram importantes vestígios do período neolítico. O local está sendo integrado em um percurso conhecido como Caminhos do Património.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Belinho
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.2066664,-8.5545888
Coordenada DMS: 37°12'24.0"N 08°33'16.5"W