Categoria: Arquitetura militar > Castelo
Distrito: Faro > Lagoa > Ferragudo
Situado junto à vila de Ferragudo, no município de Lagoa, região do Algarve.
O castelo é uma antiga fortaleza que tinha a função de defender a barra do Rio Arade e controlar o movimento das embarcações.
Possui uma forma trapezoidal com uma torre de menagem e vários corpos anexos, formando patamares que provavelmente serviam para acolher baterias.
Após obras de conversão em residência de férias, o castelo adquiriu uma aparência semelhante à de um castelo romântico.
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1974.
A área onde o castelo está localizado foi habitada desde a época romana, devido à presença de tanques de salga nas proximidades.
No século XVII, durante o domínio Filipino, foi planejada a construção do castelo para defender a costa de ataques de piratas e corsários.
O castelo foi construído na margem direita do Rio Arade para proteger o litoral contra ataques espanhóis.
Servia para proteger e controlar a foz do Rio Arade, sendo ponto de registo aduaneiro para os navios que navegavam pelo rio.
Apesar de ter sido abandonado ao longo do tempo, passou por obras de ampliação no século XVIII e posteriormente foi transformado em residência de férias.
O castelo foi propriedade da família Pereira Coutinho e posteriormente do político Francisco Vieira Machado.
O castelo permaneceu em grande parte na mesma forma desde o final do século XIX, com algumas alterações internas para transformá-lo em um centro cultural, proposta feita pela Junta de Freguesia de Ferragudo.
Em junho de 2010, a princesa Letícia da Espanha e suas duas filhas estiveram no Castelo de São João de Arade quando era propriedade da família Pereira Coutinho.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_São_João_do_Arade
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.119652,-8.522597
Coordenada DMS: 37°07'10.7"N 08°31'21.3"W