Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Faro > Lagos > Lagos
O Centro Ciência Viva de Lagos é um museu de ciência situado na cidade de Lagos, no distrito de Faro. Localizado na Casa Fogaça, um solar do século XVIII, o museu é dedicado especialmente aos Descobrimentos Portugueses, explorando as várias ciências e artes relacionadas com a navegação nos séculos XV e XVI, incluindo cartografia, construção naval e astronomia, por meio de várias atividades.
O edifício é composto por vários pátios e um jardim, que foram aproveitados pelo Centro, e pode ser acessado pelo terraço do Mercado Municipal da Avenida ou pela Rua Dr. Faria e Silva.
Durante as obras de adaptação do solar em museu, realizadas entre 2006 e 2008, a empresa Era arqueologia descobriu vários vestígios de interesse arqueológico, incluindo três inumações primárias em um compartimento, vestígios osteológicos em uma das salas ao nível do solo e um tecto de tijolos em uma outra sala escavada na rocha. No pátio frontal da casa, foi encontrada uma calçada formada por tijolo burro no centro e seixos nas laterais, bem como estruturas negativas e em alvenaria com materiais dos séculos XVII a XVIII, incluindo fragmentos de peças de louça malagueira do século XVI.
O Centro Ciência Viva de Lagos foi inaugurado em 29 de Janeiro de 2009, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e foi o terceiro a ser construído no Algarve e o décimo oitavo em Portugal. A construção do museu custou cerca de 1,5 milhões de euros e foi financiada pela Câmara Municipal de Lagos com o apoio de fundos comunitários. Para os turistas interessados em ciência e história, o Centro Ciência Viva de Lagos é uma visita imperdível durante uma estadia em Lagos, Portugal.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.103922,-8.673206
Coordenada DMS: 37°06'14.1"N 08°40'23.5"W