Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Um edifício notável do século XVI, o Convento de Nossa Senhora da Assunção, localizado na histórica Praça D. Afonso III, em Faro.
Monumento Nacional que abriga o Museu Municipal de Faro, oferecendo aos visitantes uma experiência cultural enriquecedora.
Fundado por D. Leonor, esposa de D. João II, o convento foi construído a partir de 1519, ocupando uma área com vestígios de cetárias romanas e da antiga judiaria de Faro.
Uma arquitetura marcada pelo estilo renascentista, com toques manuelinos e barrocos.
Destaque para o claustro projetado por Afonso Pires, um dos primeiros exemplos de um estilo clássico na região sul de Portugal.
A igreja do convento, anexada à ala poente, apresenta uma porta travessa e uma capela-mor com uma cúpula pintada com motivos vegetalistas.
Ao longo dos séculos XVI a XVIII, o convento passou por várias obras de reconstrução devido a fatores naturais e intervenções humanas, como a invasão inglesa de 1596 e o terramoto de 1755.
Após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, o convento teve diferentes proprietários e usos, inclusive abrigando uma fábrica de cortiça.
Reconhecido como Monumento Nacional em 1948, o edifício foi adquirido pela autarquia em 1960 para abrigar a Biblioteca e o Museu Municipal de Faro.
O Museu Municipal de Faro (anteriormente chamado Museu Municipal Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique) apresenta coleções de pintura, escultura e arqueologia, com destaque para os vestígios romanos e medievais.
Uma visita ao convento permite aos turistas explorar a história e a arte de Faro, desfrutando de uma atmosfera culturalmente rica.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_Nossa_Senhora_da_Assunção_(Faro)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.012763,-7.93401
Coordenada DMS: 37°00'45.9"N 07°56'2.4"W