Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Distrito: Faro > Lagos > Santa Maria
Situado no centro histórico de Lagos, no Largo Vasco Garcia, dentro das muralhas da cidade.
Edifício de grandes proporções, com uma só nave e cobertura em abóbada. A capela-mor tem formato retangular e uma cúpula com lanternim. O exterior é simples, sem decorações, seguindo as orientações da Ordem das Carmelitas.
A igreja possui um rico espólio, incluindo peças religiosas, vestuário, moedas e elementos em cerâmica.
A igreja foi construída no século XV, sendo inicialmente uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição. No século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Carmo foi instalado junto à igreja pelas Carmelitas Calçadas. O complexo foi danificado pelo Sismo de 1755. Em 1833, o convento foi encerrado devido a um decreto que extinguiu as associações religiosas com menos de doze membros.
No século XIX, o convento foi dividido entre a Câmara Municipal de Lagos e um particular. O antigo claustro foi utilizado para a construção do Teatro Gil Vicente. Posteriormente, o espaço foi ocupado pela Escola Técnica Vitorino Damásio e, mais tarde, pela Escola Industrial.
Em 2004, foi assinado um protocolo para a cedência do edifício à autarquia para realização de obras de restauro. O espaço foi reabilitado e atualmente é utilizado pelo Grupo Coral de Lagos para aulas de música, ensaios e concertos.
Há planos para obras de conservação, restauro e recuperação da decoração interior da igreja, bem como para a instalação do Espaço Jovem de Lagos nas antigas dependências da Escola Gil Eanes.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Carmo_(Lagos)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.099442,-8.6745082
Coordenada DMS: 37°05'58.0"N 08°40'28.2"W