Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Olhão > Olhão
Esta igreja é um dos primeiros edifícios de pedra da cidade de Olhão. Fica situada na confluência da rua Capitão João Carlos Mendonça com a rua da Soledade. A sua construção remonta a meados do século XVII, mas o nome do mestre de obras é desconhecido.
A igreja tem uma nave única e um total de cinco altares. O altar principal é dedicado a Nossa Senhora da Soledade, e nos altares laterais estão representados o Senhor dos Aflitos, Santa Clara, Santa Luzia e São Sebastião. A fachada é decorada com ornamentos simples, destacando-se uma grande cúpula.
A fachada inclui um portal coroado e uma janela com um pequeno frontão. No exterior, é visível uma cúpula, de design simples. À entrada, há um poço coberto por uma laje.
A igreja sofreu várias modificações, nomeadamente após o terramoto de 1755. Mais recentemente, foi alvo de restauro e preservação em 2004.
A igreja era conhecida pelos locais como a "Igreja dos Mortos", pois era o local onde se velavam os cadáveres. Actualmente, já não se fazem orações regulares aqui, sendo utilizada como capela fúnebre.
Para os turistas interessados na história e na arte sacra, a ermida oferece um espaço de reflexão, com uma atmosfera tranquila e elementos de grande valor religioso.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Olhão
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.02571150573406,-7.841178072118814
Coordenada DMS: 37°01'32.6"N 07°50'28.2"W