Categoria: Arqueologia > Villa
A estação arqueológica está situada na vila da Luz, no concelho de Lagos, em Portugal, junto à faixa costeira.
O sítio arqueológico é composto por ruínas de um edifício balnear e vários tanques para salga de peixe. As ruínas estão parcialmente cobertas por um edifício residencial moderno.
O edifício das termas era espaçoso e possuía várias salas retangulares, incluindo uma fornalha, banhos quentes e banhos frios. O piso era revestido com mosaicos. O abastecimento de água era feito por um sistema de canalizações ligado ao oceano e a um riacho local.
Ao lado do balneário, foi construído um complexo industrial para a produção de derivados de peixe, com vários tanques de salga. Esses tanques foram construídos em fases diferentes e havia diferenças arquitetônicas entre eles.
Além das ruínas dos edifícios, foram encontrados vestígios de animais, partes de ânforas, cerâmica, objetos de vidro e materiais de construção. Também foram descobertas moedas, frisos de mármore e partes de mosaicos.
O sítio arqueológico remonta ao período romano, entre os séculos I a IV d.C. O edifício balnear foi construído nos séculos II a III d.C., passando por remodelações no século IV. As cetárias foram utilizadas até o final do século IV ou início do século V.
As ruínas foram identificadas e escavadas pelo arqueólogo Estácio da Veiga no século XIX. Ele encontrou também vestígios pré-romanos na região.
As ruínas foram classificadas como Imóvel de Interesse Público em 1992. Ao longo dos anos, o sítio arqueológico enfrentou ameaças devido a obras de urbanização, mas esforços foram feitos para preservar e proteger as ruínas.
Atualmente, as ruínas são parcialmente visíveis e podem ser visitadas pelos turistas. Oferecem uma visão fascinante da arquitetura e do modo de vida romano na região.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Arqueológica_Romana_da_Praia_da_Luz
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.0860543,-8.7288023
Coordenada DMS: 37°05'9.8"N 08°43'43.7"W