Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Loulé > São Clemente
Situada no Largo Tenente Cabeçadas, em Loulé, esta igreja faz parte dos vestígios de um antigo convento que foi destruído ao longo dos séculos.
O convento foi fundado entre os séculos XIII e XIV pelos franciscanos. No século XVI, passou a ser ocupado pela Ordem de Santo Agostinho. Durante o século XIX, foi abandonado, e parte da construção foi destruída, restando apenas algumas partes significativas.
Classificado como Monumento Nacional desde 1924, o local é um dos poucos exemplos de arquitetura medieval e religiosa no Algarve.
O principal elemento visível da igreja é o grande portal gótico, que se destaca pela sua imponência e beleza. Decorado com temas florais e suportado por colunas de mármore, este portal serve como entrada para um pequeno arruamento que dá acesso a várias residências.
A ala conventual apresenta uma fachada de estilo barroco, simétrica e de dois andares, que testemunha o esplendor da construção original.
Apesar das destruições, ainda se podem ver vestígios como colunas, arcos e outros elementos decorativos nos edifícios anexos. Algumas colunas podem ter sido parte do arco triunfal da capela-mor.
O convento sofreu muitas transformações ao longo do tempo. No século XVIII, passou por várias obras de renovação. Após o terremoto de 1755 e as guerras liberais, o edifício foi severamente danificado.
Alguns objetos históricos do convento, como imagens de santos, podem ser encontrados no Museu Municipal de Loulé e na Igreja de São Clemente.
No século XXI, a Câmara Municipal de Loulé tem promovido a recuperação da Igreja da Graça, incluindo a recuperação do portal e a requalificação do interior da igreja.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Graça_(Loulé)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.13696005311019,-8.02100306014826
Coordenada DMS: 37°08'13.1"N 08°01'15.6"W