Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Loulé > São Clemente
- A Igreja da Graça, também conhecida como Restos da Igreja da Graça ou Convento da Graça, é um monumento religioso localizado em Loulé, no Algarve, Portugal.
- O convento foi fundado pelos franciscanos no século VIII ou XIV e posteriormente passou para a Ordem de Santo Agostinho no século XVI.
- Atualmente, apenas algumas partes do complexo do convento permanecem, sendo o antigo portal gótico da igreja o elemento mais importante.
- A igreja é famosa pelo seu portal de arco ogival decorado com motivos vegetalistas e colunas em mármore.
- O complexo do convento incluía também um claustro, capelas e uma fachada principal barroca.
- As ruínas do Convento da Graça são consideradas um dos principais monumentos de Loulé e um dos poucos vestígios da arquitetura medieval e mendicante no Algarve.
- Parte do espólio do antigo convento foi preservado em outros locais, como o Museu Municipal de Loulé e a Igreja de São Clemente.
- O convento possuía terrenos agrícolas, conhecidos como cercas, abastecidos pelas águas da Ribeira de Cadouço, que ficou conhecida como Ribeira da Graça.
- A fundação do convento ocorreu no século XIII ou XIV, com o objetivo de difundir a religião cristã na região.
- No século XVI, o convento foi ocupado pelos monges eremitas calçados de Santo Agostinho e sua denominação foi alterada para Nossa Senhora da Graça.
- Ao longo dos séculos, o convento sofreu danos causados pelo terremoto de 1755 e durante as guerras liberais, sendo posteriormente expropriado e vendido em parcelas.
- No século XXI, a Câmara Municipal de Loulé tem realizado esforços para restaurar o monumento e devolver-lhe sua antiga grandeza.
- Os vestígios do antigo Convento da Graça foram classificados como Monumento Nacional em 1924.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Graça_(Loulé)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.1368759,-8.0210616
Coordenada DMS: 37°08'12.8"N 08°01'15.8"W