Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, também conhecida como Igreja do Carmo, é um importante monumento religioso localizado no Largo do Carmo, na cidade de Faro.
A igreja foi fundada em 1713 pelo Bispo D. António Pereira da Silva, no interior de uma área cercada do século XVII. O Padre Frei Manuel da Conceição foi responsável pelo projeto inicial da igreja, que se tornou o lar da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.
A igreja passou por várias fases de construção. A fachada e a estrutura central originais foram demolidas, e a nova construção, de maiores dimensões, foi realizada a partir de 1747 pelo mestre pedreiro Diogo Tavares. A torre do lado oeste foi concluída em 1878, e a do lado leste foi finalizada no início do século XIX. A torre oeste possui um carrilhão de 9 sinos fundidos em 1876.
A igreja apresenta uma única nave com capela-mor e quatro capelas laterais. A fachada é um bom exemplo da arquitetura barroca, com características simétricas ao estilo de D. João V. Destacam-se os elementos decorativos, como colunas coríntias, nichos com estátuas de Santa Elias e Santa Teresa, e detalhes ornamentados em relevo.
No interior da igreja, vale a pena apreciar o revestimento azulejar e a talha dourada, obras realizadas pelos melhores escultores da região, como Gaspar Martins, Manuel Martins e Miguel Nobre. Também merece destaque a ornamentação da sacristia, a Capela dos Ossos adjacente à igreja (construída em 1816) e a coleção de imagens da Procissão do Triunfo.
A Igreja do Carmo é classificada como Imóvel de Interesse Público, reconhecendo a sua importância histórica e arquitetónica.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_do_Carmo_(Faro)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.020129,-7.934773
Coordenada DMS: 37°01'12.5"N 07°56'5.2"W