Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Tavira > Tavira
Situada na freguesia de Santiago, na cidade de Tavira.
Construída por volta de 1272 pelo rei D. Diniz, acredita-se que tenha sido inicialmente ocupada pelos Templários e posteriormente pelos frades franciscanos. Após o fim das Guerras Liberais, passou a pertencer à Confraria da Ordem Terceira de São Francisco.
Apresenta uma combinação de estilos gótico e barroco, destacando-se pelas duas cúpulas em seu topo.
Contém imagens da Nossa Senhora da Conceição e elementos da Semana Santa, como a Procissão das Cinzas. Também possui duas antigas capelas com características góticas.
Sofreu várias destruições ao longo dos anos, incluindo terremotos em 1722 e 1755, desmoronamento em 1843 e incêndio causado por um raio em 1881.
A atual sacristia e duas capelas podem ser encontradas na antiga construção gótica, abrindo-se para o jardim municipal. A sacristia apresenta uma impressionante abóbada gótica sextapartida e uma grande janela em arco quebrado, possivelmente sendo a antiga sala do capítulo do convento. As duas capelas têm arcos quebrados e abóbadas de cruzaria de ogivas sustentadas por capitéis vegetalistas, podendo ter sido parte do desaparecido claustro conventual.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Francisco_(Tavira)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.1230263,-7.6510144
Coordenada DMS: 37°07'22.9"N 07°39'3.7"W