Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Igreja Matriz de Aljezur

Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja

Distrito: Faro > Aljezur > Aljezur

A Igreja Matriz de Aljezur é um monumento religioso que está localizado no centro da vila de Aljezur, no distrito de Faro, concelho de Aljezur, em Portugal. É também conhecida como Igreja Paroquial ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva. Foi inaugurada em 1809 para substituir a antiga Igreja Matriz que foi destruída pelo Sismo de 1755.

O interior da Igreja Matriz de Aljezur está organizado com três naves, transepto e uma capela-mor absidal, ladeada por duas capelas colaterais de planta rectangular, e por capelas laterais que também possuem uma ábside. A cobertura da nave central está decorada com uma estrela, suportada por uma coroa circular em tons dourados, com a inscrição Stella Matutina. O retábulo do altar-mor é elaborado com talha dourada no estilo neoclássico, terá sido fabricado pelo mestre José da Costa, de Faro, e instalado entre 1808 e 1809. A imagem de Nossa Senhora da Alva, esculpida em madeira pintada e dourada, é ladeada por duas estátuas do século XVII. As capelas laterais possuem retábulos dos séculos XVII e XVIII. No seu interior destaca-se uma pia baptismal, no estilo Manuelino.

A igreja é dedicada a Nossa Senhora da Alva, padroeira de Aljezur, e que está ligada a uma lenda, segundo a qual o Castelo de Aljezur teria sido conquistado aos mouros durante o amanhecer, ao romper da alva. Além disso, a igreja está associada à Lenda das Santas Cabeças, segundo a qual duas caveiras, pertencentes a dois lavradores da zona de Aljezur durante o reinado de D. Manuel, teriam poderes milagrosos de curar os doentes. Depois de mortos, as suas caveiras terão continuado a ter poderes curativos, pelo que durante muitos anos a igreja foi o local de romagem para enfermos.

A igreja foi construída por ordem do Bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar, que pretendia criar um novo núcleo urbano num local mais plano e sadio, uma vez que a antiga vila tinha sido quase totalmente destruída pelo Sismo de 1755. Para a localização do novo centro urbano escolheu o Sítio da Barrada, que era considerado um ponto arejado, seguro e saudável. O arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri foi responsável pela planificação do edifício.

Durante a segunda metade da década de 1960, a igreja foi alvo de várias intervenções que incluíram a reconstrução e modificação das abóbadas das naves laterais, parte da torre sineira, e o reforço das colunas de alvenaria entre as três naves. A igreja foi muito atingida pelo Sismo de 1969, tendo sido necessário reconstruí-la e modificá-la. Hoje, é um dos monumentos religiosos mais importantes do Algarve que tem sido preservado durante os anos e pode ser visitado pelos turistas.

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Coordenadas DD: 37.3163532,-8.7954936
Coordenada DMS: 37°18'58.9"N 08°47'43.8"W

Meteorologia Aljezur  Meteorologia Aljezur

Sábado, 18
Nuvens quebradas
9° | 15°
Nuvens quebradas
Domingo, 19
Chuva fraca
9° | 14°
Chuva fraca
Segunda, 20
Chuva moderada
15° | 16°
Chuva moderada
Terça, 21
Chuva moderada
16° | 17°
Chuva moderada
Quarta, 22
Chuva moderada
15° | 17°
Chuva moderada
Quinta, 23
Chuva fraca
14° | 15°
Chuva fraca

Farmácia de Serviço Aljezur  Farmácia de Serviço Aljezur

Ver todas as farmácias do concelho (Aljezur)
Faro

  Ver por Concelho no distrito de Faro

Outros pontos de interesse no concelho (Aljezur)