Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Aljezur > Aljezur
A Igreja Matriz de Aljezur é um monumento religioso que está localizado no centro da vila de Aljezur, no distrito de Faro, concelho de Aljezur, em Portugal. É também conhecida como Igreja Paroquial ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva. Foi inaugurada em 1809 para substituir a antiga Igreja Matriz que foi destruída pelo Sismo de 1755.
O interior da Igreja Matriz de Aljezur está organizado com três naves, transepto e uma capela-mor absidal, ladeada por duas capelas colaterais de planta rectangular, e por capelas laterais que também possuem uma ábside. A cobertura da nave central está decorada com uma estrela, suportada por uma coroa circular em tons dourados, com a inscrição Stella Matutina. O retábulo do altar-mor é elaborado com talha dourada no estilo neoclássico, terá sido fabricado pelo mestre José da Costa, de Faro, e instalado entre 1808 e 1809. A imagem de Nossa Senhora da Alva, esculpida em madeira pintada e dourada, é ladeada por duas estátuas do século XVII. As capelas laterais possuem retábulos dos séculos XVII e XVIII. No seu interior destaca-se uma pia baptismal, no estilo Manuelino.
A igreja é dedicada a Nossa Senhora da Alva, padroeira de Aljezur, e que está ligada a uma lenda, segundo a qual o Castelo de Aljezur teria sido conquistado aos mouros durante o amanhecer, ao romper da alva. Além disso, a igreja está associada à Lenda das Santas Cabeças, segundo a qual duas caveiras, pertencentes a dois lavradores da zona de Aljezur durante o reinado de D. Manuel, teriam poderes milagrosos de curar os doentes. Depois de mortos, as suas caveiras terão continuado a ter poderes curativos, pelo que durante muitos anos a igreja foi o local de romagem para enfermos.
A igreja foi construída por ordem do Bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar, que pretendia criar um novo núcleo urbano num local mais plano e sadio, uma vez que a antiga vila tinha sido quase totalmente destruída pelo Sismo de 1755. Para a localização do novo centro urbano escolheu o Sítio da Barrada, que era considerado um ponto arejado, seguro e saudável. O arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri foi responsável pela planificação do edifício.
Durante a segunda metade da década de 1960, a igreja foi alvo de várias intervenções que incluíram a reconstrução e modificação das abóbadas das naves laterais, parte da torre sineira, e o reforço das colunas de alvenaria entre as três naves. A igreja foi muito atingida pelo Sismo de 1969, tendo sido necessário reconstruí-la e modificá-la. Hoje, é um dos monumentos religiosos mais importantes do Algarve que tem sido preservado durante os anos e pode ser visitado pelos turistas.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.3163532,-8.7954936
Coordenada DMS: 37°18'58.9"N 08°47'43.8"W