Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
A igreja foi inicialmente construída como uma capela particular dedicada a Nossa Senhora da Assunção, no final do século XIII, por ordem de Dona Bona, em agradecimento pelo regresso de seu marido da Oitava Cruzada.
O edifício passou por remodelações nos séculos XVI e XVIII. Apresenta um portal em estilo manuelino como entrada principal.
O interior é composto por três naves separadas por arcos sustentados por colunas. Possui uma abóbada do século XVI revestida com azulejos azuis e brancos do século XVIII. A talha é característica do estilo barroco.
A igreja abriga três retábulos, sendo um deles dedicado à capela de Nossa Senhora do Carmo, no estilo barroco. As outras duas capelas são dedicadas a Nossa Senhora do Rosário e São Francisco, com características rococó.
A capela-mor é dedicada a São Sebastião e é revestida com painéis de azulejos policromados em estilo barroco. No interior, encontram-se imagens de Santa Teresa do século XVII, Nossa Senhora do Rosário e Santa Margarida do século XVIII, além de uma pia batismal manuelina.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_de_Alte
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.2362722,-8.1767719
Coordenada DMS: 37°14'10.6"N 08°10'36.4"W