Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Tavira > Tavira
A Igreja Matriz de Santiago é um monumento de grande valor histórico e arquitetónico situado na cidade de Tavira, em Portugal. Datada do século XIII, é uma igreja medieval que foi doada ao Bispo de Silves, D. Bartolomeu, pelo rei D. Afonso III em 1270. Durante o século XV, a igreja foi elevada a matriz da freguesia de Santiago, que se estendia até Moncarapacho.
No entanto, a igreja sofreu danos consideráveis durante o terramoto de 1755, o que levou a vários anos de reconstrução financiados pela aplicação dos rendimentos das confrarias com atividade nesta igreja, por ordem do rei D. José I. Apesar da falta de meios da época pós-terramoto, a igreja apresenta uma arquitetura de grande sobriedade e simplicidade de planta, que é quebrada apenas pelo alçado sul, onde um conjunto de volumes salientes confere uma grande dinâmica ao exterior.
A fachada principal, resultado da campanha de obras da segunda metade do século XVIII, apresenta um exuberante medalhão setecentista que destaca a figura do padroeiro, Santiago, representado como guerreiro, recordando a lenda da sua aparição numa batalha travada durante a reconquista cristã.
No interior, a igreja possui uma nave única com capela-mor e várias capelas laterais, onde estão expostos retábulos em talha, imagens e pinturas religiosas de várias épocas, algumas provenientes de outros templos da cidade. Destaca-se também o órgão monumental, que é um dos elementos mais marcantes da igreja.
Localizada na zona antiga da cidade, a Igreja Matriz de Santiago é um marco histórico importante e é considerada o ponto de partida do percurso oriental do Caminho Português de Santiago. Sua arquitetura religiosa setecentista e sua história fazem dela um local imperdível para os turistas que visitam Tavira.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.1248493,-7.6520464
Coordenada DMS: 37°07'29.5"N 07°39'7.4"W