Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Faro > Silves > Alcantarilha
A Igreja Paroquial de Alcantarilha está situada na vila de Alcantarilha, no concelho de Silves, Algarve. É um dos principais monumentos da localidade e foi classificada como Imóvel de Interesse Público.
A igreja combina elementos de diferentes estilos artísticos, com destaque para o manuelino e o barroco, tornando-a um dos melhores exemplos de evolução estética na região.
A igreja tem uma planta longitudinal e é composta por várias partes. A capela dos ossos encontra-se adossada à lateral sul, enquanto na lateral norte estão a sacristia e o baptistério, ambos com dois andares. Nas traseiras do edifício, existe uma construção moderna, com dois pisos, utilizada pelos serviços paroquiais.
A fachada principal tem um embasamento e três panos divididos por pilastras. No centro, destaca-se o portal da igreja, com um frontão curvo e volutas nas pontas das ombreiras. A parte superior da fachada é composta por três secções, terminando com um pequeno cupulim.
A fachada sul é composta por cinco panos, incluindo um que pertence à Capela dos Ossos, com um portal de arco perfeito.
O interior é dividido em três naves, com quatro tramos cada uma. A cobertura é em madeira e o telhado é de duas águas. As colunas com capitéis oitavados e os arcos torais dividem os tramos. A capela-mor tem uma planta quadrada e dois níveis, sendo coberta por uma abóbada manuelina, com nervuras que terminam em mísulas.
O retábulo da capela-mor é no estilo Rococó e é ricamente decorado com talha dourada e policromada. Apresenta temas como acantos, enrolamentos e cartelas, que se destacam sobre um fundo que simula mármore. O retábulo é dividido em três partes, separadas por pilastras e cornijas.
No centro do retábulo, encontra-se uma tribuna com um trono de três degraus, onde se coloca um baldaquino. Ao lado, estão duas imagens do século XVII, de São Miguel e São Pedro. No ático, a decoração é feita com pilastras pequenas e elementos de acanto, com uma coroa aberta no fecho.
Na sacristia, destaca-se um arcaz em madeira, composto por cinco módulos e decorado com acantos. Na parte superior, há uma pequena edícula com um símbolo do Crucificado.
A construção da igreja remonta ao século XVI, provavelmente durante o reinado de D. Manuel. A capela-mor foi concluída no estilo manuelino ou no início do reinado de D. João III. O retábulo foi instalado em 1769, e, ao longo dos séculos, várias imagens foram adicionadas, incluindo a do Menino Jesus, em 1925.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Paroquial_de_Alcantarilha
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.13030181689901,-8.346194180328046
Coordenada DMS: 37°07'49.1"N 08°20'46.3"W