Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Faro > Castro Marim > Castro Marim
O Museu do Castelo de Castro Marim é um local que transpira história e beleza. Situado no monte do Castelo, a vila de Castro Marim já foi palco de inúmeras batalhas e conquistas ao longo do tempo. As populações que habitavam o espaço português desde tempos remotos entenderam a importância de se munir de estruturas defensivas.
A primeira fortaleza de Castro Marim consistiu num castro familiar ou de povoamento do período neolítico, levantado na coroa do monte. Devido à sua configuração topográfica e estratégica, a vila foi povoada por vários povos, como os Fenícios, Cartagineses, Vândalos e Mouros. No entanto, foi conquistada por D. Paio Peres Correia em 1242.
Em 1277, D. Afonso III concedeu à vila o Carta de Foral com grandes privilégios para atrair mais população para aquela zona, erguendo a cerca medieval onde inicialmente a vila se desenvolveu. A vila cresceu dentro das muralhas do castelo velho, que possuía uma planta quadrangular, definida por quatro torreões cilíndricos nos ângulos, um pátio interno e duas portas de acesso, uma a sul e outra a norte.
A importância do papel das Ordens Militares Religiosas também não pode ser descurada durante todo o processo de conquista do Algarve. Castro Marim, pela sua localização geo-raiana, conseguiu atrair a Ordem de Santiago, que instalou a sua sede no Castelo de Castro Marim de 1319 até 1356. A partir dessa altura, a importância deste Castelo foi diminuindo e a vila começou a despovoar-se.
No entanto, com a entrada do século XV e com o incremento das campanhas ultramarinas, a Coroa Portuguesa encontrou no Algarve o melhor posicionamento geográfico e estratégico, pela proximidade ao Norte de África, mantendo assim mais facilmente essas praças, controlando-as para além de controlar possíveis ataques de corsários vindos do sul ou da vizinha Espanha. Castro Marim tornava-se assim, pela sua localização geográfica, numa das principais praças de guerra aquando do destacamento das nossas tropas além-mar.
Durante o reinado de D. Manuel I, iniciou-se uma relevante obra de restauro e defesa do Castelo, visando um duplo objetivo de apoio às conquistas ultramarinas e de vigilância aos possíveis ataques corsários a que esta vila estava sujeita. A obra resultou na construção do Forte de S. Sebastião e de Revelim / Forte de S. António.
Atualmente, o Museu do Castelo de Castro Marim é um local imperdível para quem se interessa pela história de Portugal, bom para uma visita em família. Embora o castelo esteja bastante deteriorado, a entrada é barata e as indicações são ótimas. Não perca a oportunidade de se perder na história e magnificência deste local tão significativo.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.2185168,-7.4419526
Coordenada DMS: 37°13'6.7"N 07°26'31.0"W