Categoria: Arquitetura civil > Casa
O Solar do Capitão-Mor, também conhecido como Horta do Ourives, encontra-se na cidade de Faro, ao lado do Teatro das Figuras, no centro da cidade.
Este edifício remonta ao Século XVIII e foi uma das principais residências de uma família influente da região. O complexo era inicialmente uma propriedade rural, com destaque para a sua Casa Nobre e as antigas dependências agrícolas.
A Casa Nobre, principal edifício do complexo, é um exemplo típico de arquitetura de um solar rural, com telhados em tesoura, um detalhe característico deste tipo de construção.
Anexa à casa principal, encontra-se uma capela de forma octogonal e com cúpula. Esta capela, dedicada ao Senhor do Bonfim, foi construída por ordem do Desembargador Veríssimo Mendonça Manuel, antigo proprietário da Horta do Ourives.
A capela é um importante exemplo da arquitetura barroca no Algarve, com destaque para os seus detalhes e relevos no interior, que se assemelham a outros elementos artísticos presentes em edifícios da época.
O complexo incluía ainda várias construções ligadas à atividade agrícola, que eram comuns nas propriedades rurais da época.
A propriedade foi habitada por várias gerações da família Mendonça, sendo que o filho do Desembargador, Manuel de Mendonça Figueiredo, foi Capitão-Mor de Faro.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Horta_do_Ourives
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 37.02565546360508,-7.944508265206324
Coordenada DMS: 37°01'32.4"N 07°56'40.2"W