Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Guarda > Almeida > Castanheira
Localizada no distrito da Guarda, concelho de Almeida e na localidade de Castanheira encontra-se a Capela de Santa Bárbara. Esta pequena capela foi construída em honra de Santa Bárbara pela Companhia de Jesus em 1710, com permissão do capitão-mor Pedro Taques de Moraes. A construção original era um oratório, que mais tarde foi substituído por uma capela dedicada à Santa Bárbara do Pitangui, construída por José Tavares de Serqueira.
Com a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal em 1759, a capela e a Fazenda Pitangui passaram a ser geridas pelos carmelitas da Fazenda Capão Alto. A capela é uma edificação simples, construída com material existente na região, como o arenito furnas. Suas paredes espessas dão uma ideia da vida e religiosidade da época.
O acesso à capela se dá pela rodovia Arichernes Gobbo, depois de percorrer cerca de 9 km passando por baixo de um viaduto da linha férrea até chegar a uma porteira. A capela está localizada à margem esquerda do riacho São Miguel, afluente do rio Pitangui.
É importante destacar que a Capela de Santa Bárbara do Pitangui é considerada patrimônio cultural do Paraná desde 10 de outubro de 2000. Recentemente, em abril de 2003, foi concluída a restauração da capela e retomada sua visitação pública. A restauração foi um importante marco para a preservação de um local histórico e cultural da região dos Campos Gerais, representando o início de todo o processo de ocupação, formação do povo e da cultura típica da região.
Além da própria capela, há também um cemitério próximo onde estão enterrados os primitivos povoadores de Ponta Grossa. A história da Capela de Santa Bárbara do Pitangui é rica em detalhes e informações, sendo um roteiro turístico cultural imperdível na região da Guarda.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.5657173,-7.0324074
Coordenada DMS: 40°33'56.6"N 07°01'56.7"W