Categoria: Arquitetura civil > Ponte
Distrito: Guarda > Sabugal > Vale Longo
É um exemplar histórico de ponte fortificada em estilo românico, construída provavelmente no século XIII, a Ponte de Sequeiros foi um marco de fronteira entre Castela e Leão antes da integração dessas terras no território português pelo Tratado de Alcanices. Desde 1951, é classificada como Imóvel de Interesse Público, destacando-se também por seu papel como posto alfandegário ao longo dos séculos.
Composta por três arcos plenos, sendo o central o maior, a ponte possui uma torre quadrada em um dos lados, também com arco pleno. Seu pavimento é lajeado e apresenta uma calçada contínua, caracterizando-a como uma obra de engenharia notável para a época.
A Ponte de Sequeiros está localizada nas proximidades da aldeia de Badamalos, sobre o rio Côa, no concelho do Sabugal, Guarda, num ambiente natural de grandes afloramentos graníticos, a Ponte de Sequeiros oferece uma vista panorâmica sobre o rio Côa. É facilmente acessível a partir da aldeia de Badamalos, sendo um destino ideal para quem aprecia história, arquitetura medieval e paisagens naturais.
O nome "Sequeiros" deriva de um antigo lugar que existia nas proximidades da ponte, hoje desaparecido. As pedras utilizadas em sua construção foram possivelmente reaproveitadas ao longo dos séculos para outras edificações na região, evidenciando sua importância histórica e cultural.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Sequeiros
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.47718467669741,-7.002555787598324
Coordenada DMS: 40°28'37.9"N 07°00'9.2"W