Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Guarda > Vila Nova de Foz Côa > Vila Nova de Foz Côa
O Parque Arqueológico do Vale do Côa é verdadeiramente um tesouro nacional. A oportunidade de testemunhar a arte rupestre dos nossos antepassados é uma experiência inesquecível. Além disso, a arquitetura do museu é surpreendente, misturando-se harmoniosamente com o cenário natural.
A área é muito ampla e generosa, e a apresentação das gravuras é de excelência. Embora, o museu possa ter sido mais confortável, a temperatura no interior era elevada e faltava mais réplicas para melhor visualizar.
No entanto, a visita guiada aos locais físicos das gravuras poderia ser mais informativa e acessível, já que a distância é significativa. É preciso melhorar as indicações sobre as visitas às gravuras físicas.
O restaurante e bar de apoio são excelentes, proporcionando vistas deslumbrantes da foz do Côa com o Douro, ao mesmo tempo que oferecem pratos regionais de alta qualidade, como o bacalhau e o bife com queijo da serra, e uma ótima seleção de vinhos.
Um dos passeios mais fascinantes é a visita ao Canada do Inferno. Embora seja um pouco desafiante, a paisagem é incrível, e as gravuras tornam-se mais simples de enxergar aos nossos olhos com algum treino. É surpreendente ver algo feito por nossos antepassados há mais de 20.000 anos.
Recomendo explorar o parque em família e considerar a visita guiada com uma guia arqueóloga para uma visão mais detalhada e interessante.
As paisagens são únicas e ao subir os 900 degraus durante o percurso, há a oportunidade de apreciar a vista deslumbrante sobre o Douro, cuidado com o esforço para quem não está habituado. Mas vale a pena pela experiência e envolvência.
É importante apreciar em paz o silêncio da natureza e a vida selvagem que existe no parque. A experiência é verdadeiramente inesquecível.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.0799911,-7.1117817
Coordenada DMS: 41°04'48.0"N 07°06'42.4"W