Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Leiria > Peniche > Peniche
A Igreja de São Leonardo, localizada no largo de São Leonardo, Atouguia da Baleia, município de Peniche, distrito de Leiria, é um monumento de importância histórica e arquitetónica. Esta igreja paroquial apresenta características romano-góticas, com elementos manuelinos e maneiristas. Foi classificada como Monumento Nacional em 1949 e é uma das principais realizações do chamado Gótico Paroquial.
A construção da igreja iniciou-se no final do século XIII, prolongando-se ao longo do século XIV, mas as datas precisas são desconhecidas. Pouco depois de concluída, tornou-se local de enterramento de importantes senhores locais, tornando-se um monumento emblemático dos Condes de Atouguia, a principal estirpe que governou a vila. No início do século XVI, era uma importante igreja da Estremadura, sendo enriquecida com obras de beneficiação tipicamente manuelinas como o portal da sacristia e as ameias no coroamento exterior da capela-mor.
A igreja apresenta um corpo de três naves escalonadas, sendo a central com pé-direito superior às laterais, cobertas por teto de madeira. As naves são separadas por largas arcarias ogivais assentes sobre altas colunas com capitéis romano-góticos de decoração vegetalista e zoomórfica. A capela-mor, de duplo tramo, é coberta por abóbada de nervuras e acolhe o túmulo de D. Álvaro Gonçalves de Ataíde, 1.º Conde de Atouguia.
Na parede do túmulo, encontra-se a porta da sacristia, em arco conopial manuelino. Duas capelas laterais, à esquerda e à direita da nave, são enquadradas por pilastras e frontões maneiristas, destacando-se na do lado esquerdo o revestimento de azulejos policromos seiscentistas. No interior, pode-se admirar o baixo-relevo da Natividade, um frontal de altar do século XIV de invulgar qualidade, e a pintura representando S. Leonardo, atribuída à oficina do Mestre de São Quintino.
A fachada principal da igreja possui um perfil triangular, denunciando a organização espacial interior. O corpo central é organizado em dois registos: no inferior, abre-se o portal ducentista, com três arquivoltas de arcaria pouco apontada e capitéis de decoração zoomórfica; no segundo, uma ampla rosácea contribui para a iluminação do interior. A fachada é flanqueada por uma torre sineira, encimada por duas pirâmides de arestas acougulhadas.
Em suma, a Igreja de São Leonardo é um dos monumentos mais interessantes do distrito de Leiria, sendo um verdadeiro testemunho da história e da arquitetura medieval portuguesa. Os turistas podem admirar a beleza e a riqueza da sua decoração, assim como visitar a sua capela-mor e a pintura representando S. Leonardo, considerada uma das mais valiosas deste templo sagrado.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.3391178,-9.3253742
Coordenada DMS: 39°20'20.8"N 09°19'31.3"W