Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Leiria > Caldas da Rainha > Caldas da Rainha
O Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha é um lugar que encanta todos os visitantes que por ali passam. Localizado na Quinta Visconde de Sacavém, em pleno coração da cidade, o espaço guarda uma rica história e um acervo de cerâmicas incrível, que remonta ao início do fabrico desses objetos em Portugal.
Criado em 1983 para corresponder aos desejos da população da cidade, o museu está instalado no antigo Palacete do Visconde de Sacavém, um belíssimo exemplar da arquitetura do século XIX. No complexo arquitetónico da Quinta, destaca-se ainda um jardim romântico, um auditório ao ar livre e um edifício secundário que abriga a olaria, a loja e o centro de documentação.
As exposições temporárias e as oficinas de cerâmica abertas ao público são uma das grandes atrações do lugar, assim como a coleção permanente, que é representativa de centros cerâmicos nacionais e estrangeiros. Entre elas, destaca-se o núcleo de peças da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, um dos mais representativos da produção do grande mestre caldense, e que documenta a laboração da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, entre 1884 e 1905.
Além disso, integram as coleções um núcleo de faianças da Fábrica do Rato, um núcleo de cerâmica tradicional e um núcleo de produção local de escultura e miniatura. O núcleo de cerâmica contemporânea de autor inclui, entre outros, peças de Artigas, Llorens Gardy, Júlio Pomar e painéis de azulejos e cerâmicas de Manuel Cargaleiro e de Cecília de Sousa.
Não perca a oportunidade de visitar esse espaço incrível e mergulhar na rica história da cerâmica em Portugal!
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Cerâmica_(Caldas_da_Rainha)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.3995715,-9.1304215
Coordenada DMS: 39°23'58.5"N 09°07'49.5"W