Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Leiria > Caldas da Rainha > Caldas da Rainha
O Museu do Ciclismo, situado na Rua de Camões nº 57, junto ao Parque D. Carlos I, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, cidade e Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal, é um local imperdível para os amantes da história do ciclismo no país.
Gerido pela Associação para o Desenvolvimento do Ciclismo (ADC) em colaboração com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Sporting Clube das Caldas, o museu tem como objetivo não só guardar e divulgar o património histórico da modalidade, mas também dinamizar o ciclismo e promovê-lo através de iniciativas diversas.
A exposição permanente no 1º andar do edifício, patente desde 30 de maio de 2009, é um verdadeiro tesouro para os amantes do ciclismo e da história em geral. Documentos que remontam a 1901, relíquias da I Porto-Lisboa de 1911, peças relativas às cinco primeiras provas da Volta a Portugal (1927 a 1934) e objetos pertencentes a personalidades contemporâneas do ciclismo compõem um acervo ímpar que conta uma história fascinante.
Além disso, no museu é possível descobrir a relação do ciclismo com o cinema e a fotografia em exposições temporárias que vão mudando ao longo do ano.
A coordenação do museu está a cargo do conceituado Mário Lino, que se dedica também à dinamização da modalidade nas Caldas da Rainha.
A entrada no museu é gratuita e a simpatia das funcionárias fazem desta uma visita obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre a história do ciclismo e a cultura local. Não perca a oportunidade de visitar este pequeno grande tesouro!
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Ciclismo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.4029878,-9.1340774
Coordenada DMS: 39°24'10.8"N 09°08'2.7"W