Categoria: Natureza > Jardim
Distrito: Leiria > Bombarral > Carvalhal > Sobral do Parelhão
A história da Quinta dos Loridos tem início em 1430, com a doação de terras feita pelo Mosteiro de Alcobaça a João Annes Lourido. Desde então, teve diversos donos até chegar às mãos da J.P. Vinhos, SA, de propriedade de Joe Berardo.
Em 1989, a empresa adquiriu a Quinta e realizou uma extensa campanha de conservação e restauro das edificações inspiradas na arquitetura italiana do século XV. Além disso, instalou uma adega para a produção de vinho espumante, uma cave para envelhecimento do produto e plantou vinhas com diversas castas.
Em 2001, impressionado com a destruição pelos talibãs das estátuas de Buda na paisagem cultural e ruínas arqueológicas do Vale de Bamiyan, no Afeganistão, Berardo concebeu o projeto do Buddha Eden. Em 35 hectares da quinta, um jardim com vegetação onde coexistem sobreiros e carvalhos foi implantado, além de um lago artificial com carpas chinesas e diversas estátuas em terracota, mármore e granito de Buda e outras divindades orientais. O espaço é aberto a visitas, com um pagamento simbólico.
Hoje, a Quinta dos Loridos é não só uma produtora de vinhos de excelência, como também uma unidade hoteleira de luxo, repleta de beleza e história para encantar quem a visita.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_dos_Loridos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.2764601,-9.1396198
Coordenada DMS: 39°16'35.3"N 09°08'22.6"W