Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana

Categoria: Arquitetura civil > Pelourinho

Distrito: Lisboa > Alenquer > Aldeia Galega da Merceana

Localização Histórica

Situado no Largo do Pelourinho, em Aldeia Galega da Merceana, no concelho de Alenquer, Portugal.

Monumento Nacional

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, reconhecido pelo seu valor histórico e arquitetónico.

Origem Medieval

Construído durante a época do foral manuelino de 1513, refletindo a importância histórica da região.

Arquitetura Singular

Composto por uma base em degraus circulares, uma coluna decorada com motivos botânicos e um capitel que exibe o antigo brasão do concelho.

Restauro de 1936

Passou por obras de restauro em 1936, promovidas pela Câmara Municipal de Alenquer, preservando parte da estrutura original.

Contexto Histórico

Localizado em frente ao edifício medieval da Casa da Rainha ou Paço de Dona Leonor, atualmente ocupado pela Junta de Freguesia.

Visita Cultural

Uma oportunidade para explorar um símbolo histórico de Alenquer, oferecendo insights sobre a história e a arquitetura local.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Aldeia_Galega_da_Merceana

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

O primeiro foral da actual Aldeia Galega da Merceana, então denominada Montes de Alenquer, foi concedido à povoação por D. Dinis, em 1305. A construção do pelourinho, classificado como Monumento Nacional, deverá no entanto datar da época do foral novo manuelino, outorgado em 1513. O pelourinho ergue-se no largo com a mesma designação, diante do edifício medieval da Casa da Rainha ou Paço de D. Leonor, hoje sede da Junta da Freguesia, onde segundo a tradição pernoitava a rainha D. Leonor, esposa de D. João II, quando percorria a via medieval galega nas suas viagens entre Lisboa e Caldas da Rainha.O monumento é composto por um soco de dois degraus circulares, de factura moderna (1936), sobre o qual se ergue o conjunto da base, coluna e remate. A base é poligonal, e talhada no mesmo bloco da primeira metade do fuste. Este é constituído por quatro colunelos lisos, espiralados à esquerda, que se projectam a partir dos vértices arredondados da base, intermediados por superfícies profusamente decoradas. O fuste é seccionado a meia altura por um largo anel ornamentado, com molduras salientes oitavadas. A decoração comum ao anel e às faixas entre os colunelos é essencialmente fitomórfica, com representações de romãs, glandes e vides, entre folhagem tipo acanto. As faixas vegetalistas elevam-se a partir de um pequeno troço imitando verga entrançada, sugerindo provavelmente as cercas de delimitação de hortos, pomares ou jardins.Sobre o fuste assenta o capitel, semelhante em estrutura e decoração ao anel medial, mas ostentando numa das faces o brasão do antigo concelho, cuja sede era nesta localidade. Este está já muito desgastado, mas ostentaria seguramente uma representação das cinco quinas em torno de uma árvore arrancada pela raiz. O remate consta de uma pinha oitavada, encimada por quatro grandes cogulhos de acanto, em torno de uma pequena calote, evocando o perfil de uma coroa fechada. No fuste existem ainda vestígios do ferro de sujeição.O pelourinho sofreu alguns restauros em 1936, quando a Câmara Municipal substituiu algumas cantarias, incluindo os degraus originais. SMLwww.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-im...

Coordenadas DD: 39.08184337899058,-9.112091609171069
Coordenada DMS: 39°04'54.6"N 09°06'43.5"W

Meteorologia Aldeia Galega da Merceana  Meteorologia Aldeia Galega da Merceana

Quinta, 10
Chuva fraca
15° | 24°
Chuva fraca
Sexta, 11
Chuva moderada
14° | 20°
Chuva moderada
Sábado, 12
Chuva fraca
13° | 20°
Chuva fraca
Domingo, 13
Chuva fraca
10° | 19°
Chuva fraca
Segunda, 14
Nuvens carregadas
9° | 16°
Nuvens carregadas

Farmácia de Serviço Aldeia Galega da Merceana  Farmácia de Serviço Aldeia Galega da Merceana

Ver todas as farmácias do concelho (Alenquer)
Lisboa

  Ver por Concelho no distrito de Lisboa

Outros pontos de interesse no concelho (Alenquer)