Categoria: Arquitetura civil > Biblioteca
Distrito: Lisboa > Lisboa > Lisboa > Alvalade
A Biblioteca Nacional de Portugal, localizada na Cidade Universitária em Lisboa, é a principal instituição bibliotecária do país e um guardião essencial da memória escrita nacional.
O edifício atual foi construído em meados do século XX, especificamente projetado para abrigar a vasta coleção da biblioteca. O projeto é da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro e representa um exemplo significativo da arquitetura modernista em Portugal, destacando-se pela sua escala e robustez.
A Biblioteca Nacional não é apenas um edifício isolado. Está harmoniosamente integrada no campus da Cidade Universitária, um vasto plano urbano e arquitetónico. Os jardins e espaços verdes envolventes fazem parte deste conjunto, criando uma relação entre o edifício e o ambiente universitário. Este enquadramento paisagístico e arquitetónico circundante constitui o "património integrado", valorizando o edifício no seu contexto.
O complexo insere-se numa zona planeada da cidade, caracterizada pela presença de diversas faculdades e instituições de ensino superior. O desenho da área inclui caminhos pedestres, zonas ajardinadas e outros edifícios com uma linguagem arquitetónica coerente, da qual a Biblioteca faz parte integrante.
Além da sua função primordial de armazenamento e preservação de documentos, a Biblioteca Nacional de Portugal é um ponto de referência cultural. Embora o acesso ao interior para não investigadores possa ser limitado ou requerer agendamento (dependendo do momento e da área), a sua presença monumental e a sua integração no ambiente da Cidade Universitária são elementos de interesse arquitetónico e urbanístico.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Nacional_de_Portugal
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.751004614957,-9.151811668871646
Coordenada DMS: 38°45'3.6"N 09°09'6.5"W