Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Lisboa > Lisboa > Belém
Situado em Belém, Lisboa, mais precisamente na Praça Afonso de Albuquerque, este palácio é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa.
O Palácio Nacional de Belém é considerado Monumento Nacional desde 2007, tendo sido anteriormente classificado como Imóvel de Interesse Público.
Construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, o palácio foi ampliado e alterado ao longo dos séculos. D. João V, no século XVIII, fez grandes mudanças, incluindo a adição de uma escola de equitação. O palácio passou para a posse da Casa Real após o terramoto de 1755.
Durante séculos, foi utilizado para alojar convidados estrangeiros de destaque. A partir de 1886, tornou-se a residência dos Príncipes Reais D. Carlos e D. Amélia. Mais tarde, voltou a ser utilizado para hospedar visitantes oficiais, como chefes de estado e monarcas estrangeiros.
Desde 1912, o Palácio de Belém é a residência oficial do Presidente da República. Durante a Primeira República, os presidentes pagavam renda para residir no palácio. Após a Revolução dos Cravos, o palácio recuperou a sua importância e continuou a ser a sede do Chefe de Estado.
O palácio, de cor rosada, é hoje a residência oficial do Presidente, onde são realizadas reuniões de trabalho com o Primeiro-Ministro todas as quintas-feiras. No terceiro domingo de cada mês, acontece o solene render da Guarda na Praça Afonso de Albuquerque, em frente ao palácio.
Aberto ao público em 2004, por iniciativa do Presidente Jorge Sampaio, o museu expõe os espólios dos Presidentes da República. Aos sábados, o museu organiza visitas guiadas ao palácio.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_Nacional_de_Belém
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.697989768128025,-9.200633891210346
Coordenada DMS: 38°41'52.8"N 09°12'2.3"W