Categoria: Natureza > Estufa
Distrito: Lisboa > Lisboa > Avenidas Novas
A Estufa Fria é um lugar incrível em Lisboa que vale muito a pena visitar. Localizado no Parque Eduardo VII, é um jardim em estufa com cerca de 1,5 hectares de área, dividido em três partes: a Estufa Fria, a Estufa Quente e a Estufa Doce.
A área fria é a maior das três e é coberta com um ripado de madeira que protege as plantas do excesso de calor ou frio. Nessa parte, é possível encontrar espécies como azáleas e cameleiras de diversos lugares do mundo.
Já a Estufa Quente tem uma área de cerca de 3000 m² e abriga espécies tropicais como o cafeeiro e a mangueira. A Estufa Doce é composta por plantas suculentas, como o aloé, e outras pertencentes à família das Cactaceae. Além disso, toda a estufa é decorada com pequenos lagos, cascatas e obras de estatuária.
A Estufa Fria foi inaugurada em 1933, sendo o resultado de um projeto idealizado pelo arquiteto Raul Carapinha. Desde então, passou por reformas e, em 1975, foram abertas as seções Estufa Quente e Estufa Doce, expandindo a coleção botânica.
O lugar é ornamentado com obras de arte, como estátuas de Soares Branco, Leopoldo de Almeida e Pedro Anjos Teixeira, além do pórtico de entrada, realizado pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral.
A Estufa Fria já passou por reformas recentemente, sendo reaberta em 2011 depois de ficar fechada por dois anos devido ao risco de colapso da sua estrutura metálica de cobertura.
É um ambiente perfeito para quem quer relaxar e passar algum tempo em contato direto com a natureza. Com diversas espécies de flora, é um sítio calmo e tranquilo, ideal para visitar em família ou com amigos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estufa_Fria
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7287078,-9.155125
Coordenada DMS: 38°43'43.3"N 09°09'18.4"W