Categoria: Natureza > Jardim Botânico
Distrito: Lisboa > Sintra > Queluz
O Jardim Botânico foi criado entre 1769 e 1776, sendo uma das áreas mais fascinantes do Palácio Nacional de Queluz.
O jardim tinha quatro estufas onde se cultivavam espécies de plantas da Europa, África, América e Ásia. Este local era usado para preservar espécies raras e exóticas, especialmente para estudos e para a apreciação da realeza.
O jardim era famoso pelo cultivo de ananases, uma fruta exótica na época, reservada exclusivamente para a mesa real e muito apreciada pelo rei D. Pedro III.
No eixo norte do jardim, destaca-se um pavilhão de madeira, construído em 1772, com influências da arte oriental e que representava o gosto da época por temas asiáticos. Este espaço era um ponto de interesse e um local de descanso.
O jardim é decorado com esculturas em chumbo e pedra que ladeiam um lago no centro, criando uma atmosfera serena e elegante.
As plantas eram dispostas e etiquetadas conforme a sua origem geográfica e classificadas segundo o sistema do botânico Linneu, divididas em géneros, famílias, ordens e classes. Esta disposição ajudava a demonstrar a ordem e método da ciência da época.
O layout do jardim refletia a ideia do “mundo natural” organizado segundo a razão e o método científico, uma forte influência do pensamento iluminista da época.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.748141309525735,-9.26003117762574
Coordenada DMS: 38°44'53.3"N 09°15'36.1"W