Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Lisboa > Mafra > Mafra
Situa-se na Vila Velha, a cerca de 1 km do Convento de Mafra, na antiga Rua Serpa Pinto.
Construída no século XIV, é a igreja mais antiga da freguesia de Mafra e um dos melhores exemplos de igrejas paroquiais góticas da época em Portugal.
A igreja apresenta uma estrutura simples com três naves, paredes espessas e baixa altura, características do estilo gótico arcaico. A cabeceira é de forma pentagonal e está reforçada por contrafortes com gárgulas decorativas.
O portal gótico na lateral sul e o portal principal, ambos decorados com colunas e detalhes vegetalistas, são destaques da fachada.
Ao longo dos séculos, passou por várias intervenções. No século XVII, a capela-mor foi redecorada com talha dourada e adicionou-se uma torre sineira e a casa da Irmandade. No século XX, a igreja foi restaurada, removendo os elementos barrocos e tentando recuperar o seu estilo medieval original.
Foi classificada como Monumento Nacional em 1935, devido à sua importância histórica e arquitetónica.
No interior, estão sepultados D. Diogo Afonso de Sousa e sua esposa, cujos túmulos, decorados com motivos heráldicos, se encontram nas naves laterais.
Acredita-se que Pedro Hispano, mais tarde Papa João XXI, foi pároco nesta igreja no século XIII.
Entre 1997 e 1998, foram realizadas escavações que revelaram um antigo baptistério medieval e uma necrópole que foi usada até ao século XIX.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_André_(Mafra)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.93644614182992,-9.337810042418232
Coordenada DMS: 38°56'11.2"N 09°20'16.1"W