Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Lisboa > Lisboa > Misericórdia
O Palácio dos Almadas, também conhecido como Palácio Almada-Carvalhais (Provedores da Casa da Índia), está situado no Largo do Conde Barão, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa. Não deve ser confundido com outro Palácio Almada, localizado noutra parte da cidade.
Este palácio é um monumento nacional desde 1920, reconhecido pela sua importância histórica e arquitetónica.
O palácio foi construído no século XVI por D. Rodrigo (ou Rui) Fernandes de Almada, que era cônsul de Portugal na Flandres, durante o reinado de D. Manuel I.
A planta do edifício é de forma retangular, com fachadas de três pisos. Os dois pisos superiores têm janelas de sacada que originalmente tinham vista para o rio. A entrada principal faz-se por uma porta monumental que dá acesso a um túnel coberto por abóbada de arestas sobre pilastras. No interior, há um pátio elevado, acessível por duas escadas. O piso térreo destaca-se por elementos renascentistas.
Nos acessos aos pisos superiores, ainda se podem ver vestígios de pintura mural do século XVIII. O edifício foi alvo de várias intervenções ao longo dos anos, com as mais significativas a ocorrerem durante o período barroco, e também após o terramoto de 1755.
No final do século XIX, o palácio começou a mostrar sinais de degradação. O antigo jardim foi transformado numa garagem, e um dos pisos é atualmente a sede do Atlético Casa Pia.
De 1939 a 2005, o palácio foi o local da Biblioteca-Museu Luz Soriano.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_dos_Almadas
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.709102863604414,-9.151144590107547
Coordenada DMS: 38°42'32.8"N 09°09'4.1"W