Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Lisboa > Lisboa > Misericórdia
O Palácio Valada-Azambuja, também conhecido como Palácio dos Condes de Azambuja, situa-se no Largo do Calhariz, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa.
Atualmente, o palácio abriga a Biblioteca Municipal Camões e uma parte do edifício é utilizada para residências de curta duração.
O edifício está classificado como "Imóvel de Interesse Público" desde 1982. Faz parte também da área protegida do Ascensor da Bica e está incluído no Inventário Municipal do Património de Lisboa.
- Originalmente, o local abrigava uma casa e quinta pertencentes a D. Álvaro Vaz de Almada, que faleceu na Batalha de Alfarrobeira em 1449.
- Posteriormente, passou para Álvaro Pires de Távora, que construiu o palácio sobre as casas existentes.
- O palácio permaneceu na posse da família Távora durante três séculos e foi alvo de várias modificações ao longo do tempo.
O palácio tem uma planta em forma de U, com um átrio de entrada decorado por azulejos do século XVII que revestem as paredes.
O edifício foi totalmente reconstruído após ser destruído no Terramoto de 1755, que causou a morte do Embaixador de Espanha, residente no palácio na altura.
- No século XVIII, o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, residiu no palácio.
- No século XIX, era propriedade de D. Francisco de Menezes da Silveira e Castro, primeiro Conde da Caparica e Marquês de Valada.
- Em 1867, o palácio foi vendido ao Conselheiro Francisco José da Silva Torres e, posteriormente, herdado pela sua enteada, casada com o Conde de Azambuja.
Em 1880, o escritor Eça de Queiroz mencionou o palácio na sua obra "O Mandarim", referindo-o como o "Palacete Amarelo ao Loreto", local de grandes festas da época.
- Em 1922, o edifício foi vendido e tornou-se sede do jornal "A Lucta".
- Desde 1925, abriga a Biblioteca Municipal Camões.
- Em 1936, o palácio passou por obras para abrigar os 7º e 9º Juízos Criminais de Lisboa.
Mais recentemente, o palácio foi reabilitado por um fundo de investimento imobiliário, transformando parte do edifício em um empreendimento residencial de curta duração.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_Valada-Azambuja
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.710804992194085,-9.146022597561492
Coordenada DMS: 38°42'38.9"N 09°08'45.7"W