Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Lisboa > Lisboa > Lisboa
O Museu Arqueológico do Carmo é um verdadeiro tesouro histórico em Portugal, localizado nas ruínas do antigo Convento do Carmo em Lisboa. Fundado em 1864 por Joaquim Possidónio Narciso da Silva, o museu tem como objetivo principal preservar o património nacional que estava a deteriorar-se devido às invasões francesas e guerras liberais.
O museu possui uma vasta coleção de artefatos históricos, desde esculturas até monumentos funerários de grande relevância artística. Destaca-se ainda a coleção de cerâmicas pré-colombianas e as duas múmias em exposição permanente, tornando o museu único em Portugal e um dos poucos da Europa.
O Convento do Carmo, onde o museu está instalado, remonta ao século XIV e foi fundado por monges Carmelitas. Foi um símbolo do gótico em Lisboa, sendo um dos edifícios mais ricos e poderosos da cidade. Foi afetado pelo grande terremoto de 1755 que devastou boa parte da cidade, mas foi parcialmente reconstruído no estilo neogótico a partir de 1756.
Além de abrigar o museu, o Convento do Carmo atualmente é também sede do Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana e de seu museu. Foi neste local que, durante a Revolução de Abril de 1974, o presidente deposto Marcelo Caetano se refugiou dos militares revoltosos antes de partir para o exílio.
Após sete anos de encerramento devido a obras de consolidação das estruturas, o Museu Arqueológico do Carmo reabriu em 2001 e atualmente recebe cerca de 60.000 visitantes por ano. Vale a pena visitar as ruínas do Convento do Carmo e mergulhar na história de Portugal através da rica coleção do museu.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Arqueológico_do_Carmo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7121105,-9.1402403
Coordenada DMS: 38°42'43.6"N 09°08'24.9"W