Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Lisboa > Lisboa > Lisboa
O "Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado" é um verdadeiro tesouro para quem aprecia a arte. Este museu oferece uma coleção de arte portuguesa do século XIX até os dias atuais, tornando-o a mais importante coleção portuguesa de arte contemporânea. Ele também apresenta exposições temporárias de grande relevância, que trazem esculturas, pinturas, desenhos e vídeos de artistas incríveis do mundo inteiro.
Inaugurado em 1911, o museu tem sua sede situada no Convento de São Francisco da Cidade, em um espaço vizinho da Academia de Belas Artes. Ele foi totalmente reconstruído em 1994, por projeto do arquiteto francês Jean-Michel Willmotte, e desde então, é um marco na cidade de Lisboa.
O espaço de exposição é composto por três andares: no primeiro andar, está a secção da ourivesaria e cerâmica. No segundo andar, há uma excelente seleção de pinturas nacionais e europeias. E no último andar, está a secção da arte portuguesa contemporânea.
E embora o museu tenha um espaço agradável e bem organizado, alguns visitantes relatam encontrar partes do local parecendo estar abandonadas, principalmente o jardim das esculturas. Outros acham que o museu precisa de mais "mimos" em sua manutenção. Além disso, algumas obras expostas não parecem muito contemporâneas, mas sim modernas.
De qualquer forma, se é um apreciador da arte, não pode deixar de visitar o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa. Com certeza, será uma experiência enriquecedora que ficará para sempre na sua memória.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Arte_Contemporânea_do_Chiado
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7083293,-9.1410103
Coordenada DMS: 38°42'30.0"N 09°08'27.6"W