Categoria: Arquitetura militar > Conjunto
Distrito: Lisboa > Loures > Várias
As Linhas de Torres Vedras foram projetadas pelo comandante britânico Arthur Wellesley (mais tarde, Duque de Wellington) para proteger Lisboa de invasões francesas.
Estas fortificações tinham dois principais objetivos: impedir que um exército invasor alcançasse Lisboa e garantir um ponto seguro para o embarque do exército britânico em caso de derrota.
Após a retirada do exército francês da Estremadura espanhola, as Linhas de Torres Vedras foram construídas para proteger Portugal de uma possível invasão francesa liderada pelo Marechal Masséna.
O Duque de Wellington implementou uma estratégia defensiva que incluía não aceitar batalhas em campo aberto, aproveitar a geografia do terreno e criar condições para o abastecimento contínuo de suas tropas.
As fortificações foram projetadas pelo Coronel Richard Fletcher e estendiam-se por cerca de 40 quilômetros, passando por locais estratégicos como Forte da Casa, Monte Agraço, Torres Vedras e outros.
Além das principais linhas defensivas, foram construídas obras avançadas para controlar as principais vias de acesso a Lisboa, incluindo posições em Castanheira, Monte Agraço e Torres Vedras.
As Linhas de Defesa de Lisboa foram construídas com a ajuda de milhares de trabalhadores portugueses, milícias e ordenanças, e desempenharam um papel crucial na proteção de Portugal.
O sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras é considerado um dos segredos mais bem guardados da história militar, devido à falta de conhecimento sobre sua verdadeira extensão.
Esses tópicos oferecem uma visão geral das Linhas de Defesa de Lisboa e sua importância histórica, permitindo que os turistas explorem a rica herança militar da região de Loures, em Portugal.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_de_Torres_Vedras
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.099404680375514,-9.264501437399913
Coordenada DMS: 39°05'57.9"N 09°15'52.2"W