Categoria: Natureza > Mata
Distrito: Lisboa > Sintra > Queluz
A Matinha de Queluz reabriu ao público e pode ser visitada gratuitamente todos os domingos das 9h00 às 18h00.
A Matinha é gerida pela Parques de Sintra-Monte da Lua, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Sintra, assegurando a manutenção e preservação deste espaço natural.
Criada no final do século XVIII, a Matinha de Queluz foi originalmente uma área de caça da família real, ligada ao Palácio Nacional de Queluz. Destaca-se pelos seus muros históricos e pelas antigas funções de lazer da realeza.
Com uma área de cerca de 21 hectares, a Matinha é um refúgio de espécies de plantas e árvores autóctones, como sobreiros e carvalhos, oferecendo uma experiência de contacto direto com a vegetação nativa da região.
A fauna inclui várias espécies de aves como o melro, pisco-de-peito-ruivo, toutinegra-de-barrete e carriça, além de algumas espécies de pequenos mamíferos, tornando o parque interessante para observação de aves e para quem aprecia a natureza.
Recentemente, o espaço passou por uma requalificação, incluindo melhorias nos acessos e limpeza das áreas verdes, com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto aos visitantes.
Está prevista a melhoria da entrada principal da Matinha, que será um ponto de acesso mais fácil e acolhedor para os visitantes.
A Matinha serve como um importante local para a educação ambiental, sensibilizando para a importância da preservação da biodiversidade e da identidade local.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.74474577185226,-9.260080527994953
Coordenada DMS: 38°44'41.1"N 09°15'36.3"W