Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Distrito: Lisboa > Lisboa > Penha de França
Situado na Calçada Cruz da Pedra, nº 44, em Lisboa.
Construído no início do século XVII, durante o reinado de D. Filipe II de Portugal, para servir as Comendadeiras da Ordem de Santiago. O edifício sofreu danos com o terramoto de 1755, mas foi recuperado posteriormente.
Após a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento foi ocupado por diversas instituições, como a Escola Primária Superior de D. António da Costa e o Instituto Sidónio Pais. Atualmente, é propriedade dos Recolhimentos.
O convento, embora imponente, nunca foi totalmente concluído. Destaca-se o claustro de grande dimensão com planta quadrada, composto por galerias de arcos perfeitos. As capelas do Senhor dos Passos e da Encarnação, situadas no claustro, apresentam talha dourada, estatuária e azulejos.
A igreja tem uma nave única com cinco capelas laterais. É decorada com talha dourada, mármores coloridos e painéis de azulejos, sendo notáveis os que retratam episódios da vida dos Santos Mártires.
O Convento de Santos-o-Novo é classificado como Imóvel de Interesse Público. Esta classificação inclui a igreja, o claustro, as demais dependências e as áreas ajardinadas ao redor do convento.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_Santos-o-Novo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.72101952641443,-9.117792983597608
Coordenada DMS: 38°43'15.7"N 09°07'4.1"W