Categoria: Arquitetura civil > Edifício
Distrito: Lisboa > Lisboa > Lisboa
O Planetário Calouste Gulbenkian é um espaço imperdível para quem visita a cidade de Lisboa. Situado na freguesia de Santa Maria de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, é uma atração cultural que não pode faltar no seu roteiro.
A história deste planetário não deixa de ser curiosa. Construído entre 1963 e 1965, pertence à Marinha Portuguesa e não à Fundação Calouste Gulbenkian – apesar de a sua denominação surgir na sequência de uma doação da fundação para a sua construção.
Desde a sua inauguração, o PCG apresenta sessões temáticas para diversas idades, observações astronómicas e programas educativos para grupos escolares. Com um projetor com 32 projetores de estrelas, é possível apresentar mais de 9.000 estrelas, além da Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas.
Na sua programação, o planetário também oferece outras atividades educativas e comemorações de eventos e efemérides. Na galeria, é possível contemplar várias exposições temporárias. Já o observatório, ainda em recuperação, é um dos locais que mais desperta a atenção dos amantes da astronomia.
Apesar de algumas opiniões negativas sobre a qualidade do som, a grande maioria das pessoas que visitam o Planetário Calouste Gulbenkian fica maravilhada com a experiência. Afinal, quem não gosta de conhecer melhor o universo ao nosso redor?
Seja em família, com amigos ou mesmo sozinho, o planetário é uma experiência enriquecedora e um passeio inesquecível na capital portuguesa. Não deixe de colocá-lo no seu roteiro e divirta-se com este verdadeiro espetáculo celeste.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planetário_Calouste_Gulbenkian
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.6980874,-9.2089003
Coordenada DMS: 38°41'53.1"N 09°12'32.0"W