Entrar

O que ver em

Procurar

Igreja Matriz de Santa Iria de Azóia, incluindo o recheio

A Igreja Matriz foi construída no século XVII, havendo autores que defendam a existência no mesmo local de um templo anterior, o que até hoje foi impossível provar.
Erguida num ponto mais elevado do antigo povoado, o edifício destaca-se pela fachada sóbria e robusta, de linhas rectas em que sobressai a torre sineira.
A Igreja é de uma só nave e possui duas capelas laterais assinaladas por pilastras que se completam na corrija, entre as quais se abrem as janelas.
O portal é encimado por um frontão curvo interrompido e sobre este foi aberta uma janela de dimensões superiores às laterais. O templo foi sofrendo melhorias ao longo dos anos e tudo indica que o frontão que rematava o conjunto não foi reconstruído, assim como está incompleta a torre sul, faltando-lhe o andar das citeiras.
Mas é o interior pouco vulgar que sobressai em todo o imóvel. A nave única é coberta por uma abobada de berço, assente em corrija. Os alçados apresentam dois andares separados por uma corrija paralela à primeira e janelas em todos os tramos. As pilastras exteriores encontram correspondência nas interiores que se prologam em arcos de volta perfeita.
O coro está assente num arco abatido, dois pilares e duas capelas laterais sugerem o tradicional cruzeiro dos templos cristãos da Idade Média. www.jf-santairiadeazoia.pt/html/igreja.phpSee where this picture was taken. [?]

Data: 1 de dezembro de 2009, 22:17

Autor: Vitor Oliveira

Copyright: //creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt

Link origem: https://pt.wikipedia.org/wiki/File:Igreja_Matriz_de_Santa_Iria_de_Az%C3%B3ia_-_Portugal_(4151499472).jpg