Categoria: Arquitetura civil > Casa
Distrito: Lisboa > Lisboa > Santa Maria Maior
A Casa dos Bicos está situada na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, perto do Terreiro do Paço, numa zona histórica onde antes se localizavam a Alfândega e o mercado da Ribeira Velha.
Construída em 1523 por ordem de Brás de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque, um dos principais governadores da Índia portuguesa. A Casa dos Bicos é hoje sede da Fundação José Saramago e um dos núcleos do Museu de Lisboa.
A casa destaca-se pela sua fachada revestida de pedras talhadas em forma de bicos de diamante, um design influenciado pela arquitetura renascentista italiana. A inspiração veio de palácios que Brás de Albuquerque conheceu em Itália. A fachada também tem um encanto singular pela disposição irregular das janelas e portas.
O terramoto de 1755 destruiu grande parte da casa, incluindo dois andares superiores. Durante muitos anos, o edifício serviu como armazém de bacalhau. Em 1983, foi restaurado e os andares perdidos foram reconstruídos.
Escavações nos anos 1980 revelaram vestígios da muralha medieval, tanques romanos e uma torre da época medieval, elementos que podem ser visitados no interior da Casa dos Bicos.
Atualmente, a Casa dos Bicos acolhe a Fundação José Saramago, com uma biblioteca dedicada ao Nobel da Literatura e uma exposição permanente sobre a sua vida e obra.
No piso térreo, encontra-se o Núcleo Arqueológico do Museu de Lisboa, que expõe objetos que contam a história da cidade desde a época romana até ao século XVIII.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_dos_Bicos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.709037679830175,-9.132684049068825
Coordenada DMS: 38°42'32.5"N 09°07'57.7"W