Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Lisboa > Lisboa > Santiago
A Igreja de Santa Luzia está situada na freguesia de Santiago, em Lisboa, e próxima ao conhecido miradouro de Santa Luzia, que oferece vistas impressionantes sobre a cidade.
A igreja tem raízes históricas que remontam ao reinado de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. A sua construção inicial é ligada à Ordem de São João de Jerusalém, hoje conhecida como Ordem de Malta. Atualmente, a igreja serve como sede da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses desta Ordem.
A estrutura atual da igreja foi edificada no século XVIII, tendo sido reconstruída após o devastador terramoto de 1755. O arquiteto Mateus Vicente de Oliveira foi responsável pelas obras de remodelação, que conferiram à igreja a sua aparência atual.
Lateralmente à igreja, é possível apreciar dois painéis de azulejos. Estes painéis representam momentos históricos importantes, como a tomada de Lisboa aos mouros e a antiga Praça do Comércio, antes do terramoto de 1755. A planta da igreja segue o formato de cruz latina, típico da arquitetura religiosa da época.
Ao visitar a igreja, os turistas podem observar antigas sepulturas, um detalhe histórico que adiciona profundidade à visita, refletindo a longa história do local e da sua importância para a comunidade ao longo dos séculos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santa_Luzia_(Lisboa)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.71179626937739,-9.130417695761256
Coordenada DMS: 38°42'42.5"N 09°07'49.5"W