Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Lisboa > Lisboa > Santa Maria Maior
A igreja situa-se na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, e encontra-se no local onde, segundo a tradição, Santo António terá nascido. Este é um ponto de grande significado histórico e religioso para os devotos.
Existe uma tradição popular associada à igreja, onde os noivos costumam visitá-la no dia do casamento para rezar e deixar flores, pedindo a bênção de Santo António, que é considerado o padroeiro dos casamentos.
A cripta, acessível pela sacristia, é o único vestígio da igreja original, destruída pelo terramoto de 1755. A atual igreja foi reconstruída em estilo tardo-barroco e pombalino a partir de 1767.
A nova igreja, desenhada pelo arquitecto Mateus Vicente de Oliveira, tem um estilo barroco tardio, com uma escadaria e frontão elegantes. No interior, é possível ver o chão coberto de moedas, uma tradição que vem de crianças a pedir "um tostãozinho para o Santo António". As paredes têm mensagens deixadas por devotos.
Na descida para a cripta, há um painel de azulejos modernos que celebra a visita do Papa João Paulo II à igreja, em 1982, um marco importante na história recente da igreja.
Ao lado da igreja, encontra-se um pequeno museu dedicado à vida e obra de Santo António. Este museu foi criado em 1962 e renovado entre 2010 e 2012, proporcionando uma visão mais atual sobre a história do santo.
A igreja foi renovada em 1995, por ocasião do oitavo centenário do nascimento de Santo António, tornando-se um espaço mais moderno para os fiéis e visitantes.
A Igreja de Santo António é um ponto de encontro para os devotos de todo o mundo, que vêm rezar, agradecer ou pedir a intercessão do santo em diversas situações da vida.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_António_de_Lisboa
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7100063128045,-9.133906363282147
Coordenada DMS: 38°42'36.0"N 09°08'2.1"W