Categoria: Arquitetura civil > Palácio
Distrito: Lisboa > Lisboa > Santa Maria Maior
O Palácio da Independência encontra-se no Largo de São Domingos, perto do Rossio, no coração do centro histórico de Lisboa. É um Monumento Nacional.
Este palácio, também conhecido como Palácio dos Condes de Almada, desempenhou um papel crucial na Restauração da Independência de Portugal em 1640. Foi aqui que D. Antão de Almada e outros conjurados planejaram a revolta que resultou na independência do domínio espanhol.
O edifício combina estilos manuelino e maneirista, preservando características anteriores, como o pátio interior e o jardim. Destacam-se os portais e as monumentais chaminés, semelhantes às do Palácio Nacional de Sintra.
O palácio possui um pátio central, acesso a antigos jardins, e várias portas manuelinas. Um destaque é o poço interior com uma mina de água, hoje tapado com vidro.
Passou por várias reformas, especialmente no século XVIII e novamente em 1940. Foi pouco afetado pelo Terramoto de 1755 e serviu para diversos fins públicos ao longo dos anos.
Na muralha junto ao palácio, encontra-se uma fonte que marca o local onde os conjurados de 1640 se reuniam. O palácio abriga também a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, que organiza atividades culturais ligadas à história da nação.
Atualmente, o palácio acolhe várias instituições culturais e educativas, como o Museu da Identidade Lusíada e o Centro de Filosofia Luso-Brasileira.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_da_Independência
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.71516157442005,-9.139235281251473
Coordenada DMS: 38°42'54.6"N 09°08'21.2"W