Categoria: Arquitetura civil > Casa
Distrito: Lisboa > Lisboa > Santo António
Situada na freguesia de Santo António, em Lisboa, junto aos arcos do Aqueduto das Águas Livres, entre o Jardim da Estrela e o Jardim Botânico.
Frederico Romão Daupiás d'Alcochete, 4º Barão de Alcochete, comprou o terreno em 1896 com o objetivo de criar um jardim inspirado pelas suas viagens e paixão pela horticultura.
Frederico Daupiás criou jardins com várias espécies de plantas exóticas, como palmeiras, cedros, araucárias e magnólias. Estes jardins foram desenhados com uma inclinação em socalcos, criando pequenos espaços ajardinados independentes.
Os jardins contavam com um sistema inovador de tanques, bombas e canalizações, representando as técnicas de jardinagem da época. Existiam caminhos pavimentados e bancos, com a intenção de, ocasionalmente, abrir o espaço ao público.
A casa, construída no início do século XX, possui um estilo arquitetónico eclético. De planta quadrada e telhados de várias águas, a fachada é marcada por um corpo central elevado com dois andares e uma empena triangular.
Conhecida como "Villa Mon Repos", esta propriedade, incluindo os jardins de ensaio, é um exemplo de abandono histórico na cidade de Lisboa.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_e_Jardim_Daupiás
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.71695416773862,-9.154407636151651
Coordenada DMS: 38°43'1.0"N 09°09'15.9"W