Categoria: Arqueologia > Gruta
Distrito: Lisboa > Lourinhã > São Bartolomeu dos Galegos
As Grutas de São Bartolomeu, também chamadas Três Grutas, situam-se na localidade de São Bartolomeu dos Galegos, no concelho da Lourinhã, distrito de Lisboa.
A Lourinhã é uma região rica em vestígios arqueológicos e paleontológicos, sendo parte da conhecida Rota dos Dinossauros. As grutas são incluídas nesta zona de interesse natural e histórico, ligadas também à Rota do Planalto das Cesaredas, que divulga o património local.
As Grutas de São Bartolomeu estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1943, sublinhando a sua relevância histórica e cultural.
Situadas numa área com formações calcárias de cerca de 140 milhões de anos, estas grutas foram alvo de estudo desde o século XIX. Vários investigadores, como Carlos Ribeiro e Joaquim Filipe Nery da Encarnação Delgado, realizaram as primeiras explorações científicas na zona.
As grutas ganharam importância nos estudos sobre o Paleolítico em Portugal, especialmente devido ao trabalho de arqueólogos como Eugène Jalhay, que identificaram estas cavidades como essenciais para entender a ocupação humana pré-histórica.
O conjunto das Três Grutas inclui uma principal, situada junto à estrada de São Bartolomeu dos Galegos, outra no lado oposto da estrada, e uma terceira nas proximidades de Reguengo Pequeno, um pequeno povoado próximo.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grutas_de_São_Bartolomeu
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.27844946865788,-9.266451870165687
Coordenada DMS: 39°16'42.4"N 09°15'59.2"W