Categoria: Arquitetura civil > Quinta
Distrito: Lisboa > Lisboa > São Domingos de Benfica
Situa-se em São Domingos de Benfica, Lisboa, numa área que antigamente ligava a cidade a Sintra.
Foi classificada como Monumento de Interesse Público em 1996, destacando-se pela sua relevância histórica e patrimonial.
- Adquirida em 1849 pela Viscondessa da Regaleira, que planeou uma casa de veraneio rodeada por um jardim romântico e exótico.
- Em 1859, a quinta foi vendida ao Barão da Glória, um amigo da viscondessa, que fez fortuna no Brasil e voltou a Portugal.
- O Barão da Glória embelezou os jardins, revestiu as fachadas do palácio com azulejos e espalhou esculturas pelos pátios.
- Após a sua morte em 1876, os sobrinhos herdaram a propriedade e fizeram grandes obras de redecoração, colaborando com artistas renomados da época.
- Após passar por várias mãos, incluindo a família Dias de Almeida e uma congregação religiosa, a quinta foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa em 1980.
- Em 1992, foi estabelecido o Gabinete de Estudos Olisiponenses na quinta.
- O palácio, com as suas fachadas em azulejos, os jardins exóticos e as esculturas espalhadas pelos pátios.
- O interior do palácio, onde se pode apreciar a coleção de pintura naturalista e a decoração de artistas do Grupo do Leão.
A Quinta do Beau-Séjour é um exemplo da arquitetura e do paisagismo romântico do século XIX em Lisboa, refletindo a vida e as influências da alta sociedade portuguesa da época.
Atualmente, é gerida pela Câmara Municipal de Lisboa e alberga o Gabinete de Estudos Olisiponenses, sendo um local de interesse cultural e histórico.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_do_Beau-Séjour
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.7466300894587,-9.182812566841843
Coordenada DMS: 38°44'47.9"N 09°10'58.1"W